quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sequenciadores de DNA na Clínica Médica


     Fabricantes de sequenciadores esperam expandir seus mercados, agora em uso clínico.


Erika Check Hayden


     Sequenciadores de DNA estão entre os equipamentos mais custosos para aquisição pelos laboratórios de biologia. Então não é de se estranhar que com a diminuição de financiamentos à pesquisa e a espera por momentos de recessão, cada vez mais as instituições tem adiado a compra desses equipamentos, deixando os fabricantes em situação difícil. Depois de uma rodada de "Gloomy" resultados do terceiro trimestre, muitos fabricantes de sequenciadores estão esperançosos quanto à diminuição do custo dos equipamentos e expansão do uso para diagnósticos médicos o que os anima bastante suas expectativas de rendimentos.
      Empresas produtoras de sequenciadores ou que oferecem serviços de sequenciamento dependem fortemente dos recursos de projetos financiados pelo governo federal, em especial as que são apoiadas pelo National Institute of Health dos Estados Unidos (NIH). Apesar de o orçamento do NIH para 2011 ser apenas 1% menor do que o de 2010, esse pessimismo sobre gastos governamentais futuros tem levado analistas a prever cortes orçamentais drásticos e ainda maiores em 2012 e 2013 e esse pessimismo também impactou o valor de mercado dessas empresas. (Representado na figura ao lado).
     "Devido ao grande temor de financiamentos menores por parte do governo, as instituições estão bem mais conservadoras quanto aos seus gastos e investimentos." diz Shawn Levy, geneticista do Istituto de Biotecnologia HudsonAlpha, um grande centro de pesquisa genômica em Huntsvile, Alabama. Realmente, em uma pesquisa divulgada no final de outubro de 2011, 58% dos 94 cientistas consultados pela GenomeWeb e a Tokyo Banco de investimentos Mizuho Securities, disse que falar de austeridade lhes tinha levado à adiantar compras para o laboratório. Quarenta e dois porcento disseram que, provavelmente, não compraria um novo sequenciador nos próximos 12 meses.   
       Esse clima de incertezas ficou bem evidente em uma rodada de resultados financeiros anunciados na semana passada. Illumina de San Diego, Califórnia, que conquistou a maior fatia do mercado de sequenciamento, disse que seus lucros no terceiro trimestre caíram temíveis 43% em comparação com o mesmo trimestre de 2010. A Life Technologies de Carlsbad, Califórnia, disse que sua receita cresceu 7% no último trimestre, em comparação ao mesmo período de 2010, ajudado pelas fortes vendas do novo Ion Torrent. Mas com um olhar para tempos difíceis, a empresa já demitiu trabalhadores e realizou cortes de custos.
        Em setembro, a Pacific Biosciences de Menlo Park, Califórnia, foi forçado a demitir 28% de seu pessoal e reduzir a previsão de lucro para 2011. Outras grandes empresas de genômica, como a California-based Complete Genomics of Mountain View e aAffymetrix de Santa Clara, revelaram seus ganhos deste mês.
        PUBLICIDADE
         Tendo em vista essas notícias apavorantes, as empresas de sequenciadores estão vislumbrando novos mercados na área de biomedicina, onde todo o sequenciamento do genoma esta começando a fazer incursões (Ver Nature 478 22-24; 2011). A Illumina, por exemplo, vai criar uma unidade de negócios para promover o uso de suas ferramentas no uso diagnóstico clínico, e espera que o lançamento iminente de uma versão de menor custo de sua máquina de sequenciamento MiSeq irá impulsionar suas vendas.       
          A Life Technologies, por sua vez, divulgou que iria desenvolver um teste genético para ajudar a prever a resposta de um indivíduo a uma medicamento contra o câncer que, sediada no Reino Unido, a GlaxoSmithKline está estudando em ensaios clínicos já de fase III. Também fez um acordo de 9 milhões de dólares americanos para vender sistemas de análise forense na Rússia e pretende investir especialmente em mercados emergentes da Ásia.
           Dan Leonard, consultor e analista da divisão de saúde da Leerink Swann em Boston, Massachusetts, concorda que essa mudança para a clínica é em última análise, a melhor esperança de crescimento para a indústria de sequenciadores.


Fonte: Nature News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diretório de Blogs