quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sequenciadores de DNA na Clínica Médica


     Fabricantes de sequenciadores esperam expandir seus mercados, agora em uso clínico.


Erika Check Hayden


     Sequenciadores de DNA estão entre os equipamentos mais custosos para aquisição pelos laboratórios de biologia. Então não é de se estranhar que com a diminuição de financiamentos à pesquisa e a espera por momentos de recessão, cada vez mais as instituições tem adiado a compra desses equipamentos, deixando os fabricantes em situação difícil. Depois de uma rodada de "Gloomy" resultados do terceiro trimestre, muitos fabricantes de sequenciadores estão esperançosos quanto à diminuição do custo dos equipamentos e expansão do uso para diagnósticos médicos o que os anima bastante suas expectativas de rendimentos.
      Empresas produtoras de sequenciadores ou que oferecem serviços de sequenciamento dependem fortemente dos recursos de projetos financiados pelo governo federal, em especial as que são apoiadas pelo National Institute of Health dos Estados Unidos (NIH). Apesar de o orçamento do NIH para 2011 ser apenas 1% menor do que o de 2010, esse pessimismo sobre gastos governamentais futuros tem levado analistas a prever cortes orçamentais drásticos e ainda maiores em 2012 e 2013 e esse pessimismo também impactou o valor de mercado dessas empresas. (Representado na figura ao lado).
     "Devido ao grande temor de financiamentos menores por parte do governo, as instituições estão bem mais conservadoras quanto aos seus gastos e investimentos." diz Shawn Levy, geneticista do Istituto de Biotecnologia HudsonAlpha, um grande centro de pesquisa genômica em Huntsvile, Alabama. Realmente, em uma pesquisa divulgada no final de outubro de 2011, 58% dos 94 cientistas consultados pela GenomeWeb e a Tokyo Banco de investimentos Mizuho Securities, disse que falar de austeridade lhes tinha levado à adiantar compras para o laboratório. Quarenta e dois porcento disseram que, provavelmente, não compraria um novo sequenciador nos próximos 12 meses.   
       Esse clima de incertezas ficou bem evidente em uma rodada de resultados financeiros anunciados na semana passada. Illumina de San Diego, Califórnia, que conquistou a maior fatia do mercado de sequenciamento, disse que seus lucros no terceiro trimestre caíram temíveis 43% em comparação com o mesmo trimestre de 2010. A Life Technologies de Carlsbad, Califórnia, disse que sua receita cresceu 7% no último trimestre, em comparação ao mesmo período de 2010, ajudado pelas fortes vendas do novo Ion Torrent. Mas com um olhar para tempos difíceis, a empresa já demitiu trabalhadores e realizou cortes de custos.
        Em setembro, a Pacific Biosciences de Menlo Park, Califórnia, foi forçado a demitir 28% de seu pessoal e reduzir a previsão de lucro para 2011. Outras grandes empresas de genômica, como a California-based Complete Genomics of Mountain View e aAffymetrix de Santa Clara, revelaram seus ganhos deste mês.
        PUBLICIDADE
         Tendo em vista essas notícias apavorantes, as empresas de sequenciadores estão vislumbrando novos mercados na área de biomedicina, onde todo o sequenciamento do genoma esta começando a fazer incursões (Ver Nature 478 22-24; 2011). A Illumina, por exemplo, vai criar uma unidade de negócios para promover o uso de suas ferramentas no uso diagnóstico clínico, e espera que o lançamento iminente de uma versão de menor custo de sua máquina de sequenciamento MiSeq irá impulsionar suas vendas.       
          A Life Technologies, por sua vez, divulgou que iria desenvolver um teste genético para ajudar a prever a resposta de um indivíduo a uma medicamento contra o câncer que, sediada no Reino Unido, a GlaxoSmithKline está estudando em ensaios clínicos já de fase III. Também fez um acordo de 9 milhões de dólares americanos para vender sistemas de análise forense na Rússia e pretende investir especialmente em mercados emergentes da Ásia.
           Dan Leonard, consultor e analista da divisão de saúde da Leerink Swann em Boston, Massachusetts, concorda que essa mudança para a clínica é em última análise, a melhor esperança de crescimento para a indústria de sequenciadores.


Fonte: Nature News

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Na Espanha, pesquisadora tem trabalho premiado na área de Genômica Comparativa

eventoespanha      A genômica comparativa – que consiste na análise comparativa do material genético de diferentes espécies ou cepas através de métodos computacionais – é um campo do conhecimento que tem se desenvolvido de maneira muito rápida. A Europa, atualmente, lidera a maioria das pesquisas de sequenciamento genômico eucariótico e de sua análise e comparações. O primeiro eucarionte sequenciado, que foi o Saccharomyces cerevisiae, estabeleceu as bases da era pós-genômica, na qual os cientistas estão lidando com uma vasta riqueza de informações e aplicações. Muitos dos organismos são modelos para processos biológicos particulares, outros são usados na indústria, são patógenos de plantas, animais e humanos, são importantes na ecologia, ou contribuem significativamente para o entendimento da evolução eucariótica.
         Neste contexto, a conferência "Comparative Genomics of Eukaryotic Microorganisms: Understanding the Complexity of Diversity", promovida pela EMBO (Organização Européia de Biologia Molecular, na sigla em inglês), tem um alto valor agregado no que diz respeito à complementação de formação profissional e divulgação científica. O evento, realizado entre 15 e 20 de outubro deste ano, na Espanha, abordou grandes questões evolucionárias, tais quais a formação de um eucarionte, o surgimento da multicelularidade, a evolução da reprodução, patogênese, entre outras. Além disso, a conferência tentou inovar discutindo algumas linhas da Árvore Genealógica Eucarionte (TOL, na sigla em inglês), que recebiam pouca atenção da academia até então.
comparativemicroorganisms
        A comunidade científica presente foi muito significativa, incluindo pesquisadores de todo o planeta com grande renome neste campo de pesquisa. Nomes vindos da própria Espanha, dos Estados Unidos, Canadá, Bélgica, França, Reino Unido, Suécia, Alemanha e outros ministraram mais de quinze sessões de palestras durante os cinco dias de evento. Entre estas sessões, jovens pesquisadores apresentavam seus trabalhos em forma de painel, e entre eles estava Fernanda Cristina Costa, aluna de doutorado, orientada pelo Professor Otávio Thiemann, do grupo de Cristalografia do IFSC. Fernanda formou-se em Biologia pela Universidade Federal de São Carlos, mas trabalha no grupo desde sua Iniciação Científica. Atualmente, está matriculada no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução da UFSCar, no qual Thiemann é credenciado.
tb_brucei     A linha de pesquisa e os temas abordados no evento pareciam formar um casamento perfeito com os desenvolvimentos acadêmicos da pesquisadora, que investiga o microorganismo parasitário Trypanosoma brucei, responsável por causar a famigerada "doença do sono" em humanos e a nagana em animais, acometendo centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo a pesquisadora, o interessante em relação a estes microorganismos é que, apesar de serem organismos morfologicamente simples, unicelulares, eles possuem soluções pouco ortodoxas para os problemas ocasionados pelo fato de serem células eucarióticas com um ciclo de vida degenético. "Estes organismos desenvolveram metabolismos únicos, como a arquitetura de seu DNA mitocondrial e antígenos de superfície variáveis, apenas para citar alguns exemplos", explica ela.

selenocisteina        
      Mais especificamente, o trabalho que desenvolve junto ao Prof. Thiemann e à pós-doutoranda Teresa Cristina Leandro de Jesus tem grande interesse nas funções e na evolução da selenocisteína – um tipo de aminoácido que não é codificado no código genético como os outros tipos –, além das selenoproteínas nestes microorganismos e na maneira como isso está relacionado à evolução dos eucariontes e suas interações com os seus hospedeiros.
    A sensibilidade da pesquisadora ainda a levou além: neste evento, devido à perfeita adequação de sua linha de pesquisa ao tema proposto pelo evento, à responsabilidade social e ao bom desenvolvimento da pesquisa, o trabalho intitulado "Selenocysteine Synthesis and Selenoproteome of Trypanosoma brucei" foi agraciado com o prêmio de melhor trabalho apresentado no evento, um reconhecimento importante para quem se arrisca em uma área relativamente nova.
     "Apresentar o trabalho me permitiu ampliar a visão sobre este campo de pesquisa e compartilhar meus dados com outros pesquisadores", afirma Fernanda. "Conhecer pessoas que compartilham dos mesmos interesses profissionais e coordenadores de grupos de pesquisa, com quem possa trocar idéias sobre minha pesquisa, é importante para construir uma rede de contatos científicos – essencial em carreiras acadêmicas – e trabalhar em colaborações futuras", completa ela.
       Este é um exemplo que deve desinibir alunos que, por algum motivo, se privam da oportunidade de divulgar suas pesquisas no exterior. O Brasil tem sido muito bem-vindo e bem visto em eventos internacionais, destacando-se através de pesquisas com fim social e descobertas e aplicações de impacto na academia e na sociedade. Atualmente, muitas oportunidades têm sido reveladas e oferecidas a jovens pesquisadores. Se você é aluno, fique ligado nos grandes encontros científicos em sua linha de pesquisa, participe e arrisque para se inserir na dinâmica acadêmica e deixar sua marca.
Fonte: IFSC

Diretório de Blogs