sábado, 17 de setembro de 2011

CTNBio aprova feijão transgênico desenvolvido pela Embrapa

Clique para ver todas as fotos de CTNBio aprova feijão transgênico desenvolvido pela Embrapa
15/09/2011 - 16:45

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou nesta quinta-feira (15), em reunião ordinária realizada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o feijão transgênico desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O organismo geneticamente modificado (OGM), variedade da espécie carioquinha, foi aprovado por 15 votos favoráveis, duas abstenções e cinco diligências (manifestações pelo prolongamento das discussões). Daqui para a frente, a Embrapa terá que registrar a aprovação no Ministério da Agricultura e, somente após esse processo a nova variedade poderá ser plantada e comercializada. Além do feijão, a Embrapa tem como experiência a aprovação de uma soja geneticamente modificada resistente a herbicida, juntamente com uma empresa multinacional.

O pesquisador Francisco Aragão, da Embrapa, um dos responsáveis pela pesquisa do feijoeiro, disse que o organismo modificado vem sendo estudado desde 2000 e somente em 2004 a planta foi gerada. Os estudos com base nela ocorreram até 2010 e o pedido de liberação foi feito no mesmo ano, informou.

Aragão explicou que o próximo passo é a realização de ensaios para registro da variedade no Ministério da Agricultura. Esse processo irá gerar sementes básicas que poderão ser plantadas. “Existe uma lei que rege a proteção de cultivares [variedades]. Devemos atendê-la. Nossa expectativa é que a semente esteja pronta para ser plantada em um prazo de três anos”, disse.

A nova variedade é resistente ao mosaico dourado, doença que torna as folhas amareladas e provoca nanismo, deformação das vagens e grãos e, ainda, abortamento das flores.

De acordo com Francisco Aragão, a modificação desenvolvida se assemelha a uma vacinação. “Existe uma autoproteção da planta, como se fossem anticorpos. Quando o mosquito pica a planta e o vírus entra na célula, essa proteção entra em ação para repelir o vírus”, comentou. “O que fizemos foi uma antecipação a esse fato. Fornecemos ao feijão essa resistência antes mesmo de a planta ser picada.”

Para chegar à variedade pretendida, foram feitos inúmeros cruzamentos, que geraram 22 linhagens. Dessas, duas se mostraram resistentes à praga.

A reunião da CTNBio também aprovou a comercialização do milho MON 89034 x MON 88017.

Fonte: CTNBio

A pauta está disponível no link a seguir: http://www.ctnbio.gov.br/index.php/content/view/16472.html

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Royalties do Petróleo investidos em Educação e Ciência, Tecnologia e divulgação.

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Prezados colegas,

A SBPC está realizando uma campanha para que os Royalties do Petróleo também sejam investidos em Educação e Ciência, Tecnologia e divulgação.

A SBG apoia esta campanha e faz coro a SBPC solicitando o apoio de todos os colegas para assinar essa petição e para divulgá-la. Basta acessar o site abaixo:

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PL8051

Queremos atingir um milhão de assinaturas e por isso é muito importante a sua participação e apoio.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

2º Simpósio de Planejamento e Desenvolvimento de Novos Fármacos para Doenças Negligenciadas

12/09/2011

Agência FAPESP – O 2º Simpósio de Planejamento e Desenvolvimento de Novos Fármacos para Doenças Negligenciadas será realizado de 7 a 10 de novembro de 2011 na Universidade de São Paulo, na Cidade Universitária.

Organizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, o evento ocorrerá no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.

A primeira edição do simpósio foi realizada em 2009, com mais de 300 participantes. A segunda edição, além de conferência, mesas-redondas e diversos módulos de trabalho, contará também com sessão de pôsteres.

Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fará a conferência de abertura, com o tema “Panorama do planejamento e desenvolvimento de novos fármacos para doenças negligenciadas”.

“Alvos biológicos e bioquímicos em doenças negligenciadas”, “Estratégias de busca de novos fármacos contra doenças negligenciadas” e “Ensaios biológicos, pré-clínicos e clínicos no desenvolvimento de fármacos contra doenças negligenciadas” são alguns dos temas dos módulos.

Mais informações e inscrições: www.fcf.usp.br/simposiodn

Notícia fapesp: http://agencia.fapesp.br/14468

domingo, 11 de setembro de 2011

O sector da biotecnologia nos Estados Unidos se transforma

MARTA GARIJO - Madrid - 05/09/201188% das empresas de biotecnologia envolvidas em algum tipo de actividade internacional em 2010, em comparação com 32% que o fizeram em 2009, de acordo com os empregadores do setor Asebio. O setor externo ainda é uma solução para muitas empresas que não vêem a demanda final nacional para se recuperar. E o mercado dos EUA é uma prioridade dentro da área da biotecnologia, pois representa 50% do mercado global. Para melhorar essa terra empresas espanholas no mercado dos EUA, junto com o Genoma Fundação Instituto de Comércio Exterior (ICEX) desenvolver um programa de um ano a partir de hoje com uma sessão de treinamento em Boston.

"O objetivo é ajudar as empresas no desembarque no país. Dar treinamento prévio para as empresas e facilitar seu desembarque", disse Rafael Camacho, presidente da Fundação Genoma. Este projeto é desenvolvido em duas fases. O primeiro é baseado em pesquisa de mercado e as oportunidades oferecidas através do apoio de um consultor local. A segunda parte do programa é a implementação da empresa no mercado dos EUA com o apoio financeiro do ICEX.

O sector da biotecnologia ainda é de baixo peso na economia espanhola, o que representa 1,28% do PIB, mas em rápido crescimento, segundo dados do INE, o número de empresas envolvidas nesta área está aumentando a uma taxa anual de 18,7%.

Fonte: El País

Diretório de Blogs