terça-feira, 3 de julho de 2012

Estudantes de graduação em Biotecnologia da UFSCar destacam-se no programa Ciência sem Fronteiras





          Os estudantes do curso de graduação em Biotecnologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFSCar, criado em 2009 no âmbito do Reuni, estão obtendo destaque no pleito de bolsas de Graduação Sanduíche pelo programa Ciência sem Fronteiras. Ao todo, 10 estudantes do curso já foram aprovados pelas universidades estrangeiras que os receberão através do Programa e 8 estão na fase final do processo de seleção, aguardando somente as cartas de aceite das universidades no exterior. Há também três estudantes que participaram de um programa de estágio no Canadá durante dois meses e retornam ao Brasil nos próximos dias. Vale lembrar que esse número pode aumentar, uma vez que estão abertos outros editais de seleção no Ciência sem Fronteiras, com participação de estudantes do curso de Biotecnologia.
         O curso de graduação em Biotecnologia vinculado ao CCBS, que anualmente oferece 40 vagas para novos estudantes, formará sua primeira turma no final deste ano. Alexander Rodrigo Ferreira, aluno dessa primeira turma, estudará pelos próximos 14 meses na State University of New York, nos Estados Unidos. Para o jovem, esta é uma oportunidade ímpar de conhecer diferentes maneiras de lidar com as ciências e, também, de contribuir para o avanço da pesquisa científica no Brasil “Fazer uma parte da minha graduação no exterior me dará a possibilidade de entrar em contato com novas tecnologias, novas formas de pensar, e de me formar um profissional com uma vivência diferenciada. Espero utilizar essa experiência para contribuir com a pesquisa nos laboratórios da Universidade, e com a região de São Carlos também. Vou conhecer como a ciência é feita no exterior e pensar formas de aplicá-la no meu país”, avalia Ferreira.
         O coordenador do curso, Iran Malavazi, docente do Departamento de Genética e Evolução, avalia que o reconhecimento internacional dos estudantes é um indicador do sucesso do curso, que propõe um modelo ousado de multidisciplinaridade. “O curso possui disciplinas em várias áreas, abrangendo fundamentalmente os conteúdos das áreas de Exatas e Biológicas. Os nossos estudantes escolhem onde querem se inserir, e essa abrangência nos dá grandes possibilidades de inserção. Estamos formando profissionais com alta competitividade no âmbito nacional, e a formação da primeira turma, no final deste ano, consolida a concepção do curso e nos mostra que estamos no caminho certo. O Ciência sem Fronteiras é um programa competitivo, que busca selecionar os melhores estudantes do País para estudarem nas melhores universidades do mundo, e termos um índice de aprovação tão alto entre os nossos alunos é com certeza um termômetro do nosso sucesso.”
        Para obter mais informações sobre editais e os processos de seleção do Ciência sem Fronteiras, visite a página da Secretaria de Relações Internacionais da UFSCar, em www.srinter.ufscar.br.


        Além disso, visando fortalecer a integração entre os estudantes de Biotecnologia que estão indo para o exterior pelo Ciência Sem Fronteiras ou por outros programas, foi criado a grupo no Facebook “Biotechnology without Borders”. Isso nos dá uma motivação nova a cada dia e nos faz ficarmos gratos em estar participando do avanço da Biotecnologia e da Ciência de nosso país.
        Fique ligado às novidades do Blog da Biotecnologia pois não ficaremos fora dessa e acompanharemos de perto como é essa experiência internacional ainda dentro da graduação.
Diretório de Blogs