sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Já pensou em estudar na Europa?Adiante a realização seu sonho!

Capes participa do Salão Europeu de Pós-Graduação


        A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estará presente neste fim de semana no primeiro Salão Europeu de Pós-Graduação (Euro-Pós) na cidade de São Paulo. Esta será a primeira edição brasileira do evento destinado a estudantes, docentes e administradores de instituições de ensino superior, que tem como objetivo aprofundar o diálogo acadêmico entre o Brasil e a Europa.
        A Capes conta com um estande no evento para divulgar suas iniciativas de internacionalização do ensino superior brasileiro, com foco específico no programa Ciência sem Fronteiras. O salão acontece no Palácio das Convenções do Anhembi, e está aberto ao público 19 e 20 de novembro de 2011. A entrada é gratuita.
        Participarão do evento, agências públicas de promoção ao ensino em países estrangeiros, associações de ensino, instituições de ensino superior e instituições de língua e cultura de diversos países europeus, como a Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Irlanda, Polônia, Suécia, entre outros, além da presença de representantes da União Européia. O salão é uma oportunidade dos organismos europeus apresentarem aos visitantes informações sobre a possibilidade de realizar estudos na Europa.
        Simpósio – Dentro da programação do Salão Europeu de Pós-Graduação, acontece na tarde desta sexta-feira, 18, na Biblioteca Mário de Andrade, o simpósio "Encontro Brasil-Europa". Na ocasião, o diretor de Relações Internacionais da Capes, Márcio de Castro, irá proferir a palestra "Mobilidade e a internacionalização da ciência brasileira".
         O evento pretende reunir reitores, diretores, assessores internacionais e professores das universidades brasileiras e européias, assim como fóruns e redes de universidades, órgãos de fomento, instâncias governamentais e estudantes de pós-graduação. O objetivo é traçar um panorama das relações entre o Brasil e a Europa no que diz respeito ao ensino superior e à pesquisa.
O simpósio será transmitido ao vivo pela TV UNESP.
Fonte: CAPES

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Transgênico, uma vez liberado, sempre liberado?

       Transgênico, uma vez liberado, sempre liberado?

       Resposta: NÃO! O plano de monitoramento de Organismos Geneticamente modificados aumenta a vigilância sobre esses produtos.
       Saiba o passo a passo das etapas de monitoramento de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) fixadas em resolução da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) por meio de um fluxograma.
       Após quase um ano de discussão, a CTNBio aprovou no dia 10 de novembro de 2011 uma resolução de Monitoramento Pós-Liberação Comercial de OGMs. Nesse novo sistema representado no fluxograma citado anteriormente, modifica a norma atual e permite a definição de prazos diferenciados para o acompanhamento de produtos já liberados comercialmente pela comissão.
       A secretária executiva da CTNBio informou que a nova legislação, a partir da publicação, permitirá que a comissão possa ser mais eficiente e específica para cada tipo de monitoramento dos organismos liberados. A norma atualmente vigente define apenas cinco anos de monitoramento e, com a alteração, a comissão passará a regular o tempo e a decidir sobre o abordagem de monitoramento.
       No entanto, em encontro realizado, não houve a liberação comercial. Além do plano de monitoramento, o grupo aprovou o calendário de 2012. A comissão tem dez reuniões agendadas para o ano que vem, sendo que a primeira está marcada para o início de fevereiro.
       A última reunião da CTNBio de 2011 acontece no dia 7 e 8 de dezembro no auditório do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


CTNBio 
        A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar, criada através da Lei 11.105, de 24 de março de 2005, cuja finalidade é prestar apoio técnico consultivo e assessoramento ao governo federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança, relativa a organismos geneticamente modificados, bem como no estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres técnicos referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, para atividades que envolvam construção, experimentação, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, armazenamento, liberação e descarte de OGMs e derivados. 



Fonte: MCTI


Para visualizar fluxograma clique aqui.





segunda-feira, 14 de novembro de 2011

XIV Simpósio de Genética - UNESP- IBILCE

       Acontecerá entre os dias 23 e 25 de novembro o "XIV Simpósio de Genética : Multiplicidade do Núcleo", esse simpósio é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Genética (UNESP/IBILCE) e é realizado anualmente desde 1997, esse simpósio tem como objetivo a atuação e o intercâmbio de conhecimento de Genética e de suas inferfaces (Biologia Celular, Biologia Molecular, Bioquímica, Genética Animal e de Plantas, Genética Humana e Evolução) e, ainda, a interação entre pós-graduandos, os graduandos, os estagiários e iniciação científica, com profissionais das diferentes áreas da genética de outras instituições.
    O "XIV Simpósio de Genética: Multiplicidade do Núcleo", abordará temas atuais relacionados ao núcleo, este compreendido como o territória e o guardião do material genético, nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Genética Humana, Genética Animal e Evolução. Para isso, serão realizadas três Conferências, uma Mesa-Redonda, uma Roda-Viva e cinco palestras, além de seis minicursos.
       Em 2011, manteremos um modelo diferenciado de discussão, baseado no programa de entrevistas "Roda-Viva" da TV Cultura, modelo esse, adotado no Simpósio do ano passado, que teve grande impacto no Evento. O tema a ser abordado na discussão deste ano será Energia Nuclear: aplicações e riscos, e contará com uma especialista em energia nuclear do  IPEN/USP, que será entrevistada por pesquisadores e médicos.
        Além de pesquisadores brasileiros de destaque na ciência abordando os mais diversos assuntos da Genética, este ano contaremos com a participação de um pesquisador da "Speciation". Sendo essa participação, mais um fruto das cooperações internacionais existentes entre pesquisadores do Instituto e pesquisadores de instituições internacionais.
      Por fim, destacamos também a palestra "Terapia celular em doenças autoimunes e Diabetes mellitus tipo 1", que mostrará resultados relevantes no tratamento de pacientes com diabetes e doenças autoimunes com esse tipo de terapia avançado. Devido a sua abrangência e interesse geral, essa palestra será aberta ao público, dessa forma cumprindo um papel importante da universidade, responsável não apenas por produzir ciência, mas na divulgação científica à comunidade.

09/11/2011-15h45 - Prazo para inscrições com desconto prorrogado até 18/11.

Fonte e para maiores informações: Eventos IBILCE


Genomas humanos sequenciados pela primeira vez em Portugal


          O genoma de 11 pessoas vai ser sequenciado pela primeira vez em Portugal hoje, dia 11/11/11, às 11h00, no Centro de Inovação em Biotecnologia (CIB) , no Biocant, em Cantanhede. É o início formal do projeto nacional de sequenciamento do genoma humano.

          Através do estudo do genoma humano, que guarda toda a informação sobre  a constituição biológica do indivíduo, será possível realizar uma medicina  personalizada, que melhore a qualidade de vida das pessoas e que reduza  os custos do Serviço Nacional de Saúde, associados à prevenção e tratamento  de doenças, sustenta aquele responsável.

       No âmbito deste projecto, os genomas serão armazenados num sistema desenvolvido  para o efeito, com "a máxima segurança e de acordo com o articulado português,  no que respeita à protecção de dados", assegura Gonçalo Quadros, presidente  executivo da empresa Critical Software. 

       A confiança num sistema informático deste género, que "guarda uma grande  quantidade de  informação para o seu posterior uso médico adequado, é essencial",  reconhece aquele responsável.

       A base de dados a adoptar pelo Porgene "separa totalmente os dados pessoais  dos dados biológicos" e garante "o perfeito anonimato do dador e a proibição  do acesso por pessoas não autorizadas", sublinha, à Agência Lusa, Gonçalo  Quadros. 

      Os benefícios deste projecto serão alargados ao maior número possível  de cidadãos nacionais, estando previstas parcerias com unidades de saúde,  acrescenta o presidente daquela empresa. 

      A consulta à base de dados só poderá ser feita por "um clínico devidamente  habilitado e com o consentimento informado do indivíduo", assegurando o  Instituto de Direito Biomédico da UC "o devido acompanhamento e enquadramento  legal", afirmam os promotores do projeto.

      Portugal fica, assim, na "vanguarda no uso da ciência genética para  defender e melhorar a nossa saúde", acrescenta o fundador e diretor do CFC,  que gere o maior "super-computador português".     Carlos Faro, Carlos Fiolhais e Gonçalo Quadros são três dos 11 cidadãos  portugueses cujos genomas serão sequenciados na sexta-feira, para assinalar  o lançamento do Porgene.


Lusa
Diretório de Blogs